segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Suprematismo/Construtivismo: Os russos, 1915-25- I parte

Primeiro abordarei alguns fatos:

  • czar Nicolau II foi imperador da Rússia.
  • Um pequeno resuminho: A classe trabalhadora da Rússia, que compreendia a vasta maioria da população do país, estava amargamente desiludida com as más condições de trabalho, os baixos saldos e as longas jornadas que o czar Nicolau e seus comparsas aristocráticos os forçavam a suportar. Sua fúria culminou em 22 de janeiro de 1905, numa marcha de protestos que terminou no suntuoso Palácio de Inverno do czar em São Petersburgo. Mas ao chegar ali constataram que o czar não estava disposto a fazer concessões. O verdadeiro governante do país ordenou que a polícia investisse contra os manifestantes, o que resultou na morte de mais de cem trabalhadores num acontecimento que ficou conhecido como Domingo Sangrento.
  • O seu reinado terminou em 1917.
  • Bolchevique - foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lênin.
  • Na Revolução Russa de 1917, os bolcheviques mudaram o nome para Partido Comunista de Toda a Rússia.
  • Lênin assumiu o poder, o mesmo ocorrera com a arte.
  • Os bolcheviques optaram por um sistema inspirado por Karl Marx chamado comunismo. Os artistas propuseram um novo tipo de arte que pretendia ser igualmente avançado e democrático, chamado arte não objetiva.
  • O comunismo provocou uma guerra fria com o Ocidente.
  • A arte não objetiva deu forma ao design moderno do século XX e forneceu a base para o minimalismo que emergiria nos EUA cerca de cinquenta anos depois.
  • Enquanto os políticos se envolviam na guerra fria, a arte demonstrava que os dois países (EUA e União Soviética) se influenciavam mutuamente muito mais do que gostariam de admitir.
Em 1913 o grupo de artistas de São Petersburgo tornara-se tão confiante em seus talentos artísticos que começou a pôr em dúvida o arrojo de seus amigos no Ocidente.
Kazimir Malevich (1878-1935)
  • trabalhava em um estilo cubofuturista no início de 1913;
  • ideia de "alogismo"- "Alogia" significa absurdo.
Kazimir Malevich, Vaca e violino, 1913.
Malevich chamou de suprematismo uma pintura totalmente não descritiva. De qualquer maneira, mesmo que tivesse eliminado toda e qualquer referência ao mundo conhecido, o cérebro do espectador tentaria racionalizar a pintura.
Pensava na pintura suprematista em dois tons para representar a Terra no Universo; a luz e escuridão; e a vida e a morte.
Kazimir Malevich, Quadrado negro sobre fundo branco, 1915.
Qualquer um poderia fazer isso! Sim, mas junte três coisas: originalidade, autenticidade, raridade. O resultado foi um objeto único que exerceu um impacto de longo alcance nas artes visuais.

A obra revolucionou a arte por levar a abstração à simplificação geométrica extrema, provando que uma pintura podia existir desligada de qualquer referência a uma realidade externa específica. A escolha do preto denso dá à tela uma aura quase mística. Quando exibida pela primeira vez na mostra " A última exposição futurista: 0,10", foi colocada inclinada para baixo, na extremidade oposta à entrada da exposição, exatamente como um ícone religioso russo em um lar ortodoxo russo. Malevich disse: "A extremidade simboliza que não há outro caminho para a perfeição além do caminho que leva ao extremo". 

Onde podemos encontrar a arte abstrata geométrica do suprematismo?

Look de Tom Ford

produtos Bang & Olufsen


logo do metrô de Londres

capas da Factory Records

 Malevitch achava que chegara a hora de um novo começo, de construir um ideal utópico: um sistema em que todos poderiam viver felizes para sempre.  

Relembrando que todos estavam diante de uma catástrofe da Primeira Guerra Mundial; comunidades se corrompiam; milhões estavam morrendo.
  
(continuação na parte II)

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