quinta-feira, 3 de março de 2016

Primitivismo 1880-1930/Fauvismo, 1905-10: Grito primal

Gauguin foi um dos primeiros a adotar o primitivismo.

Era uma proposta de retorno ao essencial que pautou também o movimento decorativo internacional fin-de-siècle. Conhecido como art noveau (França).

Art noveau - produtos curvilíneos e que evocam a simplicidade dos motivos da natureza.

Gustav Klimt (1862-1918) - associado ao movimento. Tem o ar místico do movimento.

Na Paris, fin-de-siècle, os totens entalhados alcançavam uma simplicidade que já não era acessível aos jovens artistas.

O artista Maurice de Vlaminck viu 3 máscaras africanas em um café em Argenteuil, em um subúrbio a noroeste de Paris, em 1905, e acabou comprando. Henri Matisse e André Derain ficaram impressionados. 

Em Barcos no porto de Collioure (1905). Andre Derain. - abaixo. 



O porto é quente, rústico, sem complicações e pitoresco. Revelou a essência de um tema.

Restaurant de la Machine à Bougival (c.1905)(abaixo). Vlaminck.



Cor ao máximo.

As pinturas foram recusadas pelo Salão em 1903.

O crítico Louis Vauxcelles disse que o trabalho era de Le fauves (as feras).
As experiências artísticas os levaram a desenvolver uma paleta que parecia descontrolada e indomada.

Mulher com chapéu (1905). Henri Matisse. (abaixo)



Causou transtorno no Salon d'Automme (1905). Até os impressionistas e os pós-impressionistas teriam feito objeção ao retrato de Matisse. A paleta era muito ousada, e outro fator era o tema utilizado: a sua mulher. 

A alegria de viver (1905-06) . Henri Matisse. 


Era a quintessência da pintura fauvista cuja cena era pastoral. E deleites hedonistas.

Pablo Picasso, em 1906, residia na cidade.  Picasso pintou Retrato de Gertrude Stein (1905-06)(abaixo) 



"concerto formal" 

Também do Pablo Picasso: Les demoiselles d'Avignon (1907)(abaixo)

Em 1886, Henri Rousseau resolveu expor no Salão dos Independentes em uma exposição sem júri. Foi a piada da exposição.

Uma noite de carnaval (1886)(abaixo).


Foi execrada. Composição plana e desajeitada. A ingenuidade é característico em seu trabalho.

Picasso comprou o quadro.

Rousseau foi o seu mestre.

O primitivismo na escultura

Rousseau morreu em 1910.

Constantin Brancusi (1876-1957) - romeno chegou a capital francesa em 1904.

Auguste Rodin (1840-1917) 

Entalhava em pedra ou madeira.

O beijo de Brancusi (1907-08)



Muito mais moderna e mais arcaica.
Ele entalhou em uma pedra (30cm quadrados) a forma de um casal. 

Era Paris na primeira década do século XX. Pedra e não bronze, entalhe "direto" sem refinamento , e não há uma beleza acetinada, e, para culminar, um casal comum se beijando.

Musa adormecida (1909-10). Constantin Brancusi. (abaixo)



Entalhou no mármore.

Amadeo Modigliani (1884-1920). Entalhou cabeças no calcário. Admirava Brancusi.

Em 2010, Cabeça Modigliani (1910 e 1912), foi vendida por 52,6 milhões de dólares.

Homem caminhando I (1960). Alberto Giacometti.



Parece consumido pelo pavor em linha vertical. Está "preso" no mundo moderno, privado de esperança  e envolto apenas por um difuso ar de desolação.

Em 1927, Giacometti fez Mulher-colher. 



Bronze. Referências às colheres tribais dos dan.

Na Inglaterra, a escultora Barbara Hepworth (1903-75) estava impressionada com o pré-histórico e o primitivismo.
Fez amizade com Henry Moore (1898-1986). Pedras grandes e ásperas iriam pautar seu trabalho.

Em 1931, Hepworth fez uma escultura abstrata de um alabastro. Forma perfurada (abaixo).




Suas obras, lisas e arredondadas, punham em evidência o material da escultura e o espaço em torno ( e através) delas.

Pelagos (1946). Barbara Hepworth.


Abstrata. Harmônica e bela.

Em 1961, produziu Forma única (1961-64).


Bronze. 6,5 metros. Produção em frente ao edifício das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Picasso, Matisse, Rousseau, Brancusi, Modigliani, Giacometti, Moore, e muitos outros, sucumbiram o feitiço da arte tribal e antiga.








2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo.Gostei.

Patricia Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.